A História
História da Instituição
O Lar Escola Jesus de Nazaré foi fundado por um grupo de maçons da Loja Maçônica Independência de Campinas em 24 de agosto de 1960.
Em meados de 1956, o Sr. João Guilhem Garcia, que fazia parte do grupo, apoiado por sua esposa Maria José Cabral Guilhem Garcia, idealizava a fundação de um orfanato para meninas após o falecimento de sua filha Maria Sílvia, ainda criança. Deram então início a um trabalho assistencial nas instalações da Loja Maçônica Independência. Este trabalho foi denominado Caixa Beneficente Jesus de Nazaré e a principal atividade era a distribuição de mantimentos e medicamentos. As esposas dos associados ajudavam nas arrecadações e distribuições dos donativos.
A Caixa Beneficente Jesus de Nazaré passa a se chamar Lar Escola Jesus de Nazaré, tendo seu Estatuto aprovado em 24 de agosto de 1960.
Em 25 de janeiro de 1963 foi lançada a pedra fundamental do edifício do Lar Escola Jesus de Nazaré e o prédio começou a ser construído um ano depois, sendo inaugurado no dia 24 de janeiro de 1971 como orfanato com atendimento para 20 meninas e posteriormente em regime de semi-internato. Atendeu no regime de creche assistencial até o final de 2012. No início de 2013 o Lar Escola Jesus de Nazaré passa a atender somente a parte educacional e não mais atendimento assistencial.
Hoje, esta instituição atende 100 crianças de 1 ano e 6 meses a 5 anos e 11 meses. O atendimento é realizado em consonância com a legislação educacional vigente, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais e Municipais de Educação Infantil. Estas Diretrizes englobam arte, ciência e tecnologia em projetos que possibilitam as vivências práticas planejadas e avaliadas constantemente pela comunidade educativa.