Proposta Pedagógica - LAR ESCOLA Jesus de Nazaré

Proposta Pedagógica
Uma educação de qualidade é frequentemente pensada. Seguimos uma abordagem que prioriza as necessidades das crianças e está de acordo com o currículo na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Como descreve as Diretrizes, essas relações que se dão no âmbito educativo com as crianças, suas famílias e as equipes educacionais, considerando todos os sujeitos socioculturais produtores de culturas, constituem os sujeitos históricos presentes no cotidiano e priorizam as infâncias das crianças, voltadas a uma educação para a autonomia. As crianças são compreendidas como sujeitos que produzem novos sentidos ao mundo que habitam e o planejamento é de uma rotina voltada intencionalmente à ampliação do universo de experiências deste momento da vida. A criança é vista como parte da comunidade e a escola um elemento ativo de mudança social.
Estimular as crianças a fazerem experiências, procurarem respostas para suas necessidades e inquietações, ajudarem e serem ajudadas por seus colegas e buscarem no professor alguém que organize o trabalho. Nesse fazer educativo, primaremos pelo planejamento de tempos e espaços de cuidado e educação, considerados como ações do cotidiano e constitutivos do trabalho desenvolvido pelas educadoras. O fazer mencionado refere-se a contar muitas histórias, oportunizar formas de expressão artística e sensorial, o cuidar, o alimentar, proporcionar jogos dramáticos, danças, músicas, organizar ambientes desafiadores, disponibilizar variados materiais, brinquedos, objetos, livros, construir projetos coletivamente. O educador, assim, assume o papel de pesquisador, mediador, estudioso que escuta atentamente e considera as crianças nas suas múltiplas manifestações, que busca a ampliação do repertório cultural e que oferecerá às crianças possibilidades de sair do comum e entrar no surpreendente, no maravilhamento das diversas formas de expressão e sentimento.
A brincadeira e a ludicidade são princípios fundamentais das atividades com crianças nesta etapa da vida. Cabe a nós a responsabilidade de garantir às crianças de nossa instituição o direito a sua infância. Para isso, utilizaremos uma pedagogia que possibilite um movimento contínuo de aprender sobre as crianças, ouvindo-as mais, observando suas brincadeiras, suas lógicas, tecendo novos modos de atuar. Todas as experiências cotidianas de cuidados educacionais compõem o currículo, como: carinho, beijo, toque, banho, trocar fraldas, descansar, dormir quando tiver vontade, calçar os sapatos, vestir a roupa, arrumar a sala, locomover-se, alimentar-se, passear, cantar, escalar, pular, escorregar, brincar, conversar, pintar, modelar, desenhar, dramatizar, escrever, pesquisar, dentre tantas outras práticas intencionais que visam a ampliação de repertórios culturais.
Os projetos pedagógicos partem da realidade das crianças. Tudo aquilo que desperta curiosidade, vontade de investigar, de conhecer, de olhar, de sentir, experimentar, sem assim pautar-se em modelos de planejamentos prescritivos, buscando apenas informações sobre as temáticas que eles suscitam e variadas formas de linguagens que as motivem.
Os cantos diversificados oferecem diferentes ambientes e criam oportunidades para a criança desenvolver sua criatividade e interagir com o mundo em que ela vive de forma autônoma. Esta ferramenta oferece às crianças a possibilidade de construção de sua identidade pessoal, fazendo com que ela desenvolva o seu próprio conhecimento, tendo autonomia para escolher onde e com quem quer brincar, criando situações imaginárias, interagindo com o ambiente e com outras crianças, aprendendo a compartilhar o espaço proposto e a construir suas próprias opiniões. Utilizar essa técnica desenvolvida por Freinet, não significa por si só que adotamos uma prática freinetiana, mas é preciso lembrar que o educador francês criou tais recursos para atingir um objetivo maior, que é o despertar, nas crianças, de uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história e essa abordagem é um referencial para efetivação de nossos objetivos.