Projetos - LAR ESCOLA Jesus de Nazaré

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Projetos
O trabalho com projetos é uma das possibilidades de efetivação das Diretrizes Curriculares. Os temas escolhidos não se separam da realidade em que nossas crianças estão envolvidas. A fim de unificar a necessidade com a realidade, trazemos para este ano uma proposta com a temática sobre “O Mundo da Criança”.
Como educadores devemos mostrar para as crianças que elas são seres de direito e deveres, porém tem situações em que elas precisam da mediação de um adulto. Existem infinitas possibilidades de coisas que crianças podem fazer, tais como, brincar, correr, pular e explorar contextos que propiciem a aprendizagem de forma autônoma.
...se ignorarmos as necessidades das crianças e os incentivos que são eficazes para colocá-la em ação, nunca seremos capazes de entender seu avanço de um estágio de desenvolvimento para outro, porque todo avanço está conectado com uma mudança acentuada nas motivações, tendências e incentivos. (VYGOTSKY, 2007, p.108)
A literatura pode ajudar na efetivação de incentivo às práticas de leitura. Assim, histórias de ficção que abordem direta ou indiretamente tudo que envolve o mundo da criança e problematizem a relação entre a criança e o mundo. Têm grande potencial de instigar nas crianças o senso de importância do brincar e seu compromisso como atores diretos nesse processo. Cabe as instituições de ensino, segundo o Decreto Nº 21.355, de 26 de fevereiro de 2021, que institui o Programa Municipal de Leitura e Escrita, incluir no seu planejamento ações que possibilitem a implementação deste programa a fim de intensificar as práticas de leitura.
Partimos da curiosidade de uma criança em seu questionamento: “O que é coisa de adulto?”. Parece comum, porém é uma pergunta cheia de interesse e os adultos acabam respondendo de forma tão simples e esquecem que a curiosidade da criança vai muito além da pergunta. Quando as pessoas falam, isso é coisa de adulto, a criança se vê distante desse mundo em que está inserida. Consideramos as crianças como sujeitos de direitos e participante ativos no processo educativo e de todo aprendizado, dessa forma, precisamos levar em consideração que quando o adulto separa a criança do mundo, ele interfere no desenvolvimento do indivíduo, deixando de exercer o papel de mediador e facilitador da aprendizagem.

"Se a Constituição brasileira de 1988 declara as crianças cidadãs de direito, a escuta de seus desejos corresponde ao respeito a um princípio democrático. O compromisso com as interações e as brincadeiras com a natureza seria dessa escuta e implicaria em uma pedagogia do desemparedamento." (Lea Tiriba).

Garantir que suas vozes sejam ouvidas e seus desejos atendidos promove a efetivação dos princípios da Educação Infantil. Desemparedar está mais que na moda. Está emergente! A pedagogia do desemparedamento sugere agir no sentido de favorecer a retomada, pelas crianças, do espaço que elas mais gostam de estar e em conexão com a natureza, livres para se movimentarem e terem experiências valiosas e necessárias para o desenvolvimento.

Fotos
Projeto: “O Mundo Da Criança”
Proposta:
O brincar é agradável por si mesmo, aqui e agora. Na perspectiva da criança, brinca-se pelo prazer de brincar, e não porque suas consequências sejam eventualmente positivas ou preparatórias de alguma outra coisa. No brincar, objetivos, meios e resultados tornam-se indissociáveis e enredam a criança em uma atividade gostosa por si mesma, pelo que proporcionou no momento de sua realização. Este é o caráter autotélico do brincar. Do ponto de vista do desenvolvimento, essa característica é fundamental, pois possibilita à criança aprender consigo mesma e com os objetos ou pessoas envolvidas nas brincadeiras, nos limites de suas possibilidades e de seu repertório. Esses elementos, ao serem mobilizados nas brincadeiras, organizam-se de muitos modos, criam conflitos e projeções, concebem diálogos, praticam argumentações, resolvem ou possibilitam o enfrentamento de problemas (MACEDO, 2005, p. 14).
A efetivação do projeto Lar Escola Jesus de Nazaré será construída no cotidiano escolar, na organização e no planejamento das experiências que atribuam sentido para as demandas das crianças, valorizando os saberes e conhecimentos prévios dos grupos e suas vivências.
Ofertamos às crianças uma Educação Infantil com experiências capazes de promover descobertas, aguçando as explorações, as investigações e o questionamento sobre o mundo ao seu redor, trazendo consigo a construção de um sentido social e um significado pessoal para a vida de cada um dos envolvidos no processo de aprendizagem.
Novas histórias, novos tempos, outras gerações de profissionais da educação, bebês e crianças pequenas irão viver e contar as histórias possíveis, feitas em momentos de transformações, de coesão de princípios e ideais e nas brechas do possível, no contexto das diversidades a vislumbrar políticas públicas, que possibilitem uma Educação Infantil numa perspectiva de multiplicidade cultural. (Diretrizes Curriculares da Educação BÁSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Processo Contínuo de Reflexão e Ação).



Durante todo o ano, serão desenvolvidas atividades conforme as especificidades de cada turma no decorrer da construção do projeto, mas que também possibilitem a integração das mesmas. Tudo que gerar interesse nas crianças, fizer parte da rotina delas e for significativo. Estaremos abertos ao imprevisto dentre todas as vertentes que este tema abranger. Elencamos algumas possibilidades de tópicos, previamente planejados como forma de organizar as intencionalidades.

“O MUNDO AO MEU REDOR”: Trabalhar a importância do ambiente completo onde a criança está inserida. Trabalho com a fauna, animais, tipos, habitat, alimentação, origem dos alimentos, animais de estimação. Além de conhecer os tipos de solo, plantio, horta e alimentação saudável. Literatura: Ensinando a criança a amar a natureza - Walter Dohme e Vania Dohme.
“MEU MUNDO LITERÁRIO”: A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.
“MEU MUNDO INTERIOR: SENTIMENTOS E EMOÇÕES”: Reconhecer sentimentos, emoções, sentidos, expressões artísticas, respeito, empatia e autonomia.
“COMO POSSO MUDAR O MUNDO?”: Trabalho com convivência em grupo, as regras e combinados, os adultos com as crianças e as crianças com os adultos, a rotina escolar e familiar, a diversidade, com o respeito às diferenças, etnias, preferências, situações problemas das vivências entre as crianças.
Cada educador conduzirá, de forma espontânea, o rumo que a turma for tomando conforme seus interesses. O protagonismo das crianças durante esse caminho movimentará o projeto. Iremos registrar toda essa trajetória com o Livro da Vida em cada turma.

Projeto “Sorrisinho” – Uniodonto Campinas
O Lar Escola Jesus de Nazaré atende crianças em período integral e para nós é essencial garantir que o cuidar e educar aconteçam de forma integrada. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
A necessidade de realizar um trabalho relacionado a saúde bucal, mais efetivo com os pequenos surgiu com o desuso da máscara. Os impactos negativos do período pandêmico puderam ser notados em cada sorriso. As crianças realizam as principais refeições do dia na instituição e com o afastamento social, se distanciaram de uma rotina que previa uma escovação de qualidade. O uso da chupeta também teve um aumento relativo. A finalidade do projeto é a de criar uma geração de crianças que se tornem adultos conscientes em relação à saúde bucal.
A parceria com o Programa de Saúde e Prevenção da Uniodonto Campinas é uma ferramenta de efetivação dessa ação, que garante às crianças atendidas acesso a esse serviço.A infância é o período da construção de hábitos e valores. Nosso compromisso com a educação, que motiva hábitos de higiene bucal às crianças, que previne doenças bucais e acima de tudo promove a conscientização de toda comunidade escolar da importância da saúde bucal, garantiu o desenvolvimento de um projeto que é realizado desde agosto de 2022 chamado Sorrisinho.
O sucesso desta proposta conta com as habilidades dos profissionais da Uniodonto que realizam um trabalho de formação com as educadoras, sensibilização das famílias e conscientização das nossas crianças que além de aprender de forma lúdica, recebem todo material necessário para uma saúde bucal plena.
Fotos
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